Visão de um Administrador: Comparação entre Google Workspace Identity e Microsoft Entra ID após a migração.
- Vitor Araujo

- 16 de jan. de 2025
- 2 min de leitura
Mantendo minha trilha de comparação entre o Google Workspace (GWS) e o Microsoft 365, hoje vamos abordar o tema da identidade. Embora seja um aspecto bastante similar entre as duas plataformas, ele é fundamental para a segurança e a gestão dos usuários. Discutiremos as diferenças e as semelhanças entre o Google Workspace Identity e o Microsoft Entra ID, destacando os pontos mais relevantes para administradores na minha visão de consultor de Microsoft 365.

Google Workspace Identity vs Entra ID
Quando falamos de gerenciamento de identidades, Google Workspace Identity e Entra ID (anteriormente Azure AD) são dois gigantes com abordagens distintas, cada um moldado pelo ecossistema que representa.
Integração
Google Workspace Identity vive e respira dentro do universo Google. Desde o Gmail até o Google Drive, é a peça-chave que conecta tudo com segurança e eficiência.
Já o Entra ID, como parte do Microsoft Entra, faz o mesmo para o ecossistema Microsoft. É o guardião que garante que seus usuários estejam conectados de maneira segura ao Microsoft 365, Azure, e muito mais.
Funções Essenciais
Google Workspace Identity é direto ao ponto, focando em SSO para os apps do Google e alguns de terceiros, e claro, gerenciando usuários e dispositivos com uma camada de autenticação multifator.
Por outro lado, o Entra ID vai além. Ele não só oferece SSO, mas também integração híbrida de identidades e um arsenal de políticas de acesso condicional para uma segurança mais robusta.
Sincronização de Identidades
Com Google Workspace Identity, a sincronização de identidades é feita através do Google Cloud Directory Sync, conectando seu diretório local ao Google Workspace.
O Entra ID, por sua vez, usa o Entra Connect Sync para manter tudo sincronizado entre o Active Directory local e a nuvem, tornando a administração de identidades muito mais unificada.
Controle de Acesso Baseado em Contexto
Enquanto o Google Workspace Identity oferece controles de acesso básicos com base em localização e estado do dispositivo, o Entra ID eleva o jogo com suas políticas avançadas de acesso condicional. Aqui, você pode definir regras minuciosas que consideram diversos fatores para permitir ou negar acesso.
Colaboração Externa
No Google Workspace Identity, a colaboração externa é possível, mas com algumas limitações.
Com Entra ID, a coisa muda de figura. Ele permite uma colaboração rica e segura com identidades externas, mantendo a flexibilidade necessária para trabalhar com parceiros e clientes sem abrir mão da segurança.
Segurança
Em termos de segurança, Google Workspace Identity fornece as proteções padrão que você esperaria, mas o Entra ID traz um conjunto de ferramentas avançadas, como o Identity Protection, que identifica riscos e toma ações antes que os problemas escalem.
Custo vs. Benefício
Ambos oferecem funcionalidades de ponta, mas a maneira como são licenciados difere. Enquanto o Google Workspace Identity está embutido nas assinaturas do Google Workspace, o Entra ID traz opções adicionais para quem precisa de funcionalidades mais avançadas.
Minha Conclusão
Quando fazemos a virada de chave no projeto, é comum que alguns administradores fiquem com dúvidas sobre quais funcionalidades implementar. No entanto, quando apresentamos a granularidade das regras e funcionalidades, facilmente os administradores escolhem um tema a seguir para fazer um estudo de caso interno na organização e começam a planejar uma POC.


.png)
Comentários